Sobre: Os Irmãos Wright
Em 1884, a
família Wright mudou-se para Dayton, em Ohio e em 1892, os irmãos Orville e Wilbur,
abriram uma loja de vendas e oficina de reparos de bicicletas e em 1896
começaram a fabricar bicicletas com sua própria marca a Wright Cycle Company.
Desde 1890,
os irmãos Wright já faziam pesquisas sobre os voos planadores do alemão Otto
Lilienthal, um dos pioneiros da aviação. As pesquisas e experiências para a
construção tomaram forma em 1900, quando os irmãos iniciaram a construção do
primeiro planador que era capaz de carregar um homem, movido com auxilio de catapulta. Depois do estudo, decidiram projetar e construir um avião, que é similar ao
planador, porém dotado de um sistema propulsor próprio.
No dia 17
de abril de 1903, os irmãos realizaram o primeiro voo com o planador Wright
Fyer I, o primeiro mais pesado que o ar, com o voo controlado
e com um piloto a bordo. O motor do avião foi construído por Charlie Taylor, um
mecânico que trabalhava para os irmãos. A altura foi de cerca de 3 m acima do
solo. Com medo que copiassem seu invento, os irmãos não tornaram pública a
façanha.
Wright Flyer I |
Entre 1905 e 1907, os irmãos Wright
desenvolveram sua máquina voadora no Wright Flyer III. Foram os primeiros a
inventar os controles que tornaram possível o voo em aeronaves de asa fixa
motorizados. O seu voo inaugural ocorreu em 23 de Junho de 1905 e os primeiros
voos não duravam mais que 10 segundos.
Em 1909, os
irmãos Wright foram premiados com a Medalha de Honra do Congresso. Em 1911, Orville testou um novo
planador no qual o piloto ficava sentado em vez de deitado como nos modelos
anteriores. Orville planou sobre Kill Devil Hills por 9 minutos e 45 segundos,
quebrando o seu recorde anterior que foi de 1 minuto e 12 segundos
estabelecidos em 1903. Depois do acidente com Orville, eles reconstruíram o Flyer III. Tais modificações aumentaram muito a estabilidade e o controle, permitindo a execução de uma série de "voos longos" variando entre 17 e 38 minutos e percorrendo entre 17,7 e 38,6 km.
Flyer III |
Bibliografia:
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